segunda-feira, 2 de julho de 2012


Molho Quatro Queijos

molho aos quatro queijos é fácil de fazer e pode ser usado em vários pratos, especialmente massas, como macarrão e lasanha.
Conheço pessoas que amam qualquer coisa 4 queijos, por isso lembrei de dar a receita, que é bem rápida e simples.

Receita de Molho Quatro Queijos (4 Queijos)

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho picado em lascas finas ou espremido
1 cebola pequena picada (bem miudinho)
1 copo de leite quente (pode ser o copo de requeijão, que é uma medida padrão de copo. Dica: quando já estiver com todos os ingredientes prontos e for começar a fazer o molho, esquente o leite por 1 minuto no microondas.)
200 g de queijo mussarela ralado (peça no mercado ou na padaria para ralarem os queijos para você. Se não puderem, compre uma peça inteira com o peso indicado e rale em casa, com o seu ralador. Só tome cuidado para não ralar os dedos! E se não tiver ralador, corte bem pequenininho.)
100 g de queijo provolone ralado
100 g de queijo parmesão ralado
150 g de queijo catupiry ou requeijão (catupiry é mais gostoso)
1 lata de creme de leite sem soro (Deixe-a 10 min no congelador. O soro vai se separar do creme de leite, concentrando-se no fundo. Quando tirar a lata de lá, vire-a de cabeça para baixo e abra para tirar o soro, que agora estará por cima. Deixe escorrer virando a lata na pia, só cuidado para o creme não ir junto. Também não pode ficar sacudindo a lata quando tirar do congelador, senão mistura tudo de novo.)
sal a gosto
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela e refogue nela o alho e a cebola, em fogo médio. Quando a cebola já estiver transparente, acrescente os queijos ralados e o leite quente. Fique mexendo levemente até que eles derretam e se incorporem ao molho (vai virar tudo uma coisa só, muito romântico).
Com os queijos derretidos e incorporados, chegou a hora de provar o sal. Se precisar de mais, vá adicionando ao seu gosto, mas misture bem para não se enganar na medida.
Prontinho, agora é só desligar o fogo e acrescentar o creme de leite!
Você também pode mudar os queijos e usar os seus favoritos, mas acho melhor fazer esta receita antes para saber o que mudar depois.
Se quiser fazer uma macarronada aos quatro queijos e ainda não souber cozinhar o macarrão, veja na minha dica acima.. Aproveite e dê uma olhada!
Bon Appétit!

Um comentário: